Dá para viver de artesanato?

Dá para viver de artesanato?

O artesanato não é algo novo, ele existe há muitos anos, porém o que antes era visto apenas como uma atividade a qual as pessoas recorriam como um passatempo, para ocupar o tempo ocioso, especialmente procurado por mulheres, donas de casa em sua maioria, que ansiavam por novas maneiras de se entreter, hoje em dia virou negócio, muitas pessoas começaram a comercializar o seu artesanato e descobriram que dá para viver de artesanato.

Por onde começar?

Você deve começar pelo básico, você saber fazer algum tipo de artesanato?

Caso você saiba e goste de trabalhar com esse tipo de artesanato, você já está um passo à frente, mas caso você não saiba fazer nenhum tipo de trabalho artesanal, primeiro é recomendável que você busque se informar sobre os diferentes nichos disponíveis, considere as possibilidades e busque por aquelas com as quais possui mais afinidade e até mesmo aptidão.

Existem diversos tipos de nichos pelos quais você pode se interessar, eles vão desde o tricô e o crochê, até mesmo aqueles vasos feitos de argila artesanalmente, pinturas, confecção de bijuterias com diferentes tipos de materiais e pedras, entre outros.

Depois de escolher o nicho com o qual deseja trabalhar é hora de adquirir conhecimentos, mesmo que você já conheça alguma coisa da área é sempre bom buscar por especialização já que pretende transformar isso em sua fonte de renda, quanto maiores os conhecimentos que você possuir, melhor será seu trabalho, com mais qualidade e profissionalismo.

Afinal, apesar de lidar com artesanatos é necessário que isso seja feito de modo profissional, com o máximo de qualidade para que seu artesanato seja mais valorizado. Desse modo, você vai perceber que dá para viver de artesanato.

Como saber se com o nicho escolhido dá para viver de artesanato?

Quando você fizer estiver fazendo a escolha de qual nicho vai escolher como área de trabalho, é aconselhável que você faça uma pesquisa de mercado, verifique se a concorrência é grande ou pequena, se existem muitas pessoas atuando no mesmo nicho que você, além do mais, nesse momento você deve estabelecer como será feita a comercialização desse artesanato, se será presencialmente, em sua casa ou se vai abrir seu próprio comércio, se irá vender para outros comerciantes, ou se deseja vender pela internet.

Com todas essas pesquisas feitas e o modo de comercialização estabelecido é mais fácil de saber se dá para viver de artesanato ou não.

Com tudo definido, invista em um curso de gestão ou um consultor financeiro, que possa te ajudar a gerir seu negócio, isso irá te permitir conseguir controlar melhor seus gastos e seus lucros, definir valores e afins, isso pode ser o grande diferencial entre um negócio de sucesso e um negócio com problemas ou até mesmo um negócio que entre em falência, pois evita dores de cabeça e te permite ter mais tempo para se dedicar à confecção dos seus artesanatos.

Seguindo essas dicas e buscando sempre por aperfeiçoamento, você irá conseguir criar e manter um negócio de sucesso, fazendo algo que gosta e você também irá dizer que dá para viver de artesanato.

Sobre o autor | Website