O que é nicho?
Em tempos de crise econômica como a que estamos vivendo atualmente, no qual muitas pessoas acabam perdendo os seus empregos, muitas pessoas acabam procurando por novas fontes de renda, e muitas acabam investindo na criação de seu próprio negócio.
Porém, iniciar seu próprio negócio não é tão simples quanto muitos podem imaginar. Criar e gerir um negócio lucrativo requer investimento financeiro e de tempo também, dedicação e pesquisas, especialmente na hora de escolher o nicho com o qual você irá trabalhar. Mas antes de falarmos sobre isso, vamos começar explicando o que é nicho.
O que é nicho?
O dicionário online Aulete digital apresenta a seguinte definição para a palavra nicho: “Segmento restrito do mercado, que geralmente oferece novas oportunidades de negócio”.
Então, respondendo à pergunta o que é nicho, podemos dizer que o nicho é o segmento, a área com a qual você pretende trabalhar ao iniciar o seu próprio negócio, existem diversos nichos disponíveis com os quais você pode trabalhar e conseguir bons resultados, você optar por utilizar conhecimentos que já possua.
O que antes você fazia apenas como um passatempo pode se tornar sua nova fonte de renda, como por exemplo, artesanato.
Você pode desde bordar e pintar panos de prato, até a confeccionar bijuterias, objetos de decoração, e até mesmo a culinária pode se transformar no seu nicho de atuação, você pode preparar marmitex em sua própria casa e vender para conhecidos, pessoas que moram próximo a você, fazer bolos ou salgadinhos para festas também.
Mas tão importante quanto saber o que é nicho e escolher com o qual irá trabalhar, é pesquisar como está à situação na sua região, se a concorrência nesse nicho é grande ou pequena, se existem potenciais compradores.
Muitas vezes, você acaba escolhendo um bom nicho para trabalhar e realmente é bom fazendo isso, mas o mercado do local aonde pretende comercializar os seus produtos não é tão propício para esse tipo de comércio.
É recomendado que antes de dar início ao seu próprio negócio, você procure o auxílio de profissionais especializados, para que elas possam te orientar e até mesmo explicar com mais detalhes o que é nicho, qual a sua importância no momento da criação de seu próprio negócio e até mesmo te auxiliar no momento de escolha do seu nicho de atuação.
Caso contratar o auxílio de um profissional esteja fora de suas possibilidades no momento, você pode tentar conversar com pessoas que você conheça e que já possuam os seus próprios negócios, converse sobre como a pessoa escolheu determinada área de atuação.
Como foram os primeiros meses, os primeiros anos da pessoa nesse negócio, geralmente essas pessoas podem te dar algumas dicas do que fazer e o que não fazer, pergunte quais as principais dificuldades enfrentadas, ouça com atenção e busque absorver o máximo de informação possível.
Essas pessoas assim como os profissionais especializados, possuem muitos conhecimentos, uns aprenderam em livros e em aulas, outros aprenderam na prática, mas todo o tipo de conhecimento que você conseguir absorver é mais do que válido.